Eu, o Flamengo & o Cronista

Publicado  terça-feira, 8 de janeiro de 2013


As últimas semanas foram agitadas. Talvez soe como um eufemismo, mas não encontro forma melhor de explicar uma proposta de emprego que me fez mudar de cidade e me trouxe o maior desafio profissional da minha vida: trabalhar no Clube de Regatas do Flamengo.

Aceitei por vários motivos. O mais importante é porque trabalho há quase dois anos como consultor de redes sociais ou gerente de projetos e mesmo antes da criação deste blog já atuava na área como profissional de diversas empresas (para mais informações, favor acessar meu linkedin).

A idéia do Cronista Esportivo sempre foi me dar um espaço para um sonho juvenil de ser comentarista de futebol. Cresci lendo Tostão, Juca, Calazans e outros colunistas. Fora Armando Nogueira, que faz uma falta incrível para o texto esportivo. Os caminhos que segui profissionalmente me afastaram de viver disso, mas a paixão por futebol me fez criar este blog mesmo após tanto tempo nas redes sociais.

O resultado foi ter uma audiência expressiva, especialmente nas redes sociais onde tive o enorme prazer de ser seguido por jornalistas e comentaristas com quem facilmente sonharia dividir uma bancada e pude concretizar compartilhar ideias todos os dias. Aprendi, discordei, briguei, fiz as pazes, bati de frente e em todo esse período nunca deixei de ser transparente com quem me acompanhava.

Colecionei inimizades que, com o tempo, se tornaram simpáticos ao que escrevo quando entenderam que nunca comecei a escrever sobre esportes para fazer amigos ou cavar empregos. E sim para dividir honestamente minhas crenças, visões e opiniões a respeito.

É por essa honestidade e transparência que escrevo este texto. Uma vez trabalhando em um clube de futebol não tenho mais a isenção necessária para comentar boa parte dos "causos" do futebol brasileiro. Mais do que isso: como profissional do clube, preciso salvaguardar a imagem do Flamengo o que não seria possível ao criticar um futuro reforço, por exemplo.

É possível que o blog foque em futebol internacional ou em outros esportes. Gostaria de dizer que é o mais provável, mas nesse momento não tenho muita ideia do que fazer. Tudo o que sei é que respeito muito quem quis me acompanhar pelo que sei de futebol e já sinto uma enorme saudade da liberdade de escrever a respeito. Mas o trabalho precisa vir em primeiro lugar, pelos motivos óbvios.

Com todos os poréns, todo esse processo tem o objetivo de ajudar algo bem maior do que eu. É a chance de ajudar o Flamengo a superar um momento difícil e ser o clube que todos queremos. Um comentarista esportivo talvez não pudesse parar a sua vida para buscar isso. Eu posso. Conto com a torcida de todos os flamenguistas e de todos que gostam de mim. Vencer, vencer, vencer.

14 comentários: