Brasileiro de 2012 já é uma decepção!

Publicado  quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Com o aumento milionário das cotas de TV, o retorno de jogadores como Ronaldinho, Marcelo Moreno e Juan e a presença de astros já consagrados como Fred e Montillo, o campeonato brasileiro deste ano caminhava para ser um divisor de águas do futebol nacional. Infelizmente, não deu.

Com um G3 definido desde o primeiro turno e sem muitas surpresas ( o favoritismo do Flu era a coisa mais previsível que você poderia apostar em janeiro), é difícil acreditar que o tricolor carioca não leve a taça. A despeito do futebol interessante do Atlético-MG, a falta de times competitivos na ponta ao contrário de 2009, 2010 e 2011 indica que o nosso campeonato não é o que ainda poderia ser.

Este ano temos também um Z4 que dificilmente terá mudanças até o fim do ano. Não levava fé na queda do Palmeiras, mas as duas vitórias da Ponte Preta deixaram apenas o Bahia como possível rebaixado. Possivelmente, os quatro times que caírem não chegarão aos 40 pontos, evidência do baixíssimo nível técnico deste ano.

Se isso já não fosse o suficiente, 2012 talvez tenha sido o ano em que menos se falou de futebol nas discussões sobre o torneio. As teorias conspiratórias mais malucas surgiram e a mera possibilidade de um jogo ser impugnado nos fazem lembrar de anos nem tão distantes assim de viradas de mesa e coisas do tipo. A imagem acima da torcida do Galo, que disputa a liderança com o Flu, demonstra bem o rumo que o bairrismo das coberturas esportivas causou. Que 2013 seja melhor.

2 comentários: