Ronaldo rumo à medida certa

Publicado  domingo, 23 de setembro de 2012


Ronaldo pode não ter sido o maior jogador que você já viu, mas sem dúvida é o maior jogador que vimos mais vezes. Foi um craque midiático no meio da era digital, avanço da velocidade da comunicação e globalização, termos banais nos dias de hoje. Quase tão banais quanto falar da sua importância para o esporte. Fenômeno é um termo que carrega todos os gols e títulos do craque.

Vê-lo engordar em seu final de carreira melancólico (viveu três anos de Corinthians graças apenas aos seis primeiros ótimos meses no alvinegro) foi triste. Ainda que sempre tenha dado a impressão de não ter dado o seu máximo, sua imagem quase obesa era uma caricatura daquele "Cascão" de 2002. As explicações irreais chegaram a se tornar menos convincentes no "Medida Certa", quadro do Fantástico que promete ajudar as pessoas a diminuírem sua silhueta.

Não foi o hipotireoidismo a causa, apenas descaso com a própria saúde.

Chega a ser curioso ver Ronaldo, sempre com tanto pudor de revelar seu peso e tirar a camisa em tempos recentes, se sujeitar à exposição de um programa em TV aberta. O Fenômeno terá que passar por um processo penoso diante dos olhos de um país inteiro e a pressão poderiam tornar as coisas mais difíceis. Poderiam.

Talvez seja esse processo midiático que ative algo no ex-jogador. Que o faça reagir e tratar cada grama a mais como um cala-boca, da época em que resolvia no campo. Ele precisa dessa exposição para conquistar mais essa meta. Pra muita gente pode parecer carência, mas pra mim é algo totalmente compreensível.

E talvez necessário, pois emagrecendo, Ronaldo volta a ser exemplo para todos os brasileiros que sofrem com o sobrepeso. Será um golaço.

0 comentários: