Martha & cia. perdem pelos mesmos erros!

Publicado  sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bernardinho passou anos ganhando quase tudo o que poderia pela seleção feminina de vôlei até passar a trabalhar com Giba & cia. e repetir seu desempenho. Aí você pensa que o técnico mais bem sucedido após trabalhar com as jogadoras de futebol do Brasil é... René Simões. Isso explica boa parte da derrota de hoje.

Martha, Formiga e outras tem seus deméritos. A melhor do mundo jogou uma partida injustificável para o seu nível, mas algo que costuma ocorrer com qualquer jogador. De Pelé a Messi. O indesculpável fica por conta do fraquíssimo esquema de Jorge Barcellos, que parece ter qualidades como líder e motivador, mas nenhum conhecimento tático.

Com falhas aberrantes de marcação, o Brasil se despede contra uma seleção pouco brilhante e precisa finalmente buscar evoluir. Barcellos foi campeão no Pan 2007, em uma campanha belíssima, e recebeu a honrosa medalha de prata em 2008, quando perdeu justamente para uma seleção taticamente melhor. Ainda estar no cargo tanto tempo depois foi um erro e fez a seleção parar de evoluir ao mesmo tempo que as cobranças aumentaram. Desse jeito, apenas com onze Marthas para ganhar sem organização defensiva ou com cada um sabendo o que deve fazer em campo.

Em 2007, a CBF teve a chance de fazer a modalidade crescer e se tornar uma febre no Brasil. A Confederação desperdiçou e após a pior campanha em Olimpíadas, tenho um enorme medo do futuro do futebol feminino no país do futebol e do resultado. É torcer para que as escolhas difíceis que o esporte precisa sejam feitas.

2 comentários: