A culpa é do Neymar?

Publicado  quinta-feira, 21 de junho de 2012


Pouco se comenta hoje, mas em 2011 Neymar superou não apenas seus limites mas o de um Santos fraquíssimo apoiado no melhor Muricybol. Naquele time, eram dez que defendiam e esticavam uma bola para o camisa onze resolver. Ainda havia um "consolo" chamado Zé Love como parceiro de ataque, tornando tudo mais difícil.

Muricy havia tirado a sorte grande, ao se demitir do Fluminense e pegar um Santos, menos santástico - forma como ficou conhecida a formação ofensiva e eficiente de Dorival Jr. - mas ainda conservava suas melhores características de ofensividade e encanto. Sem Ganso, o técnico se sentiu livre para imprimir seus esquemas calcados em muitos defensores, bicões e, quem sabe, solitários gols. Se funcionou no Brasileiro com um São Paulo com Aloísio e Dagoberto, fatalmente funcionaria com Neymar e Ganso. Mas seria pouco para ir além de uma já incrível Libertadores.

Desde então, o trabalho de Muricy é ruim. Desperdiçou um semestre para perder de forma incontestável para o Barcelona. Em 2012, o presidente Laor cometeu outros erros ao confiar demais na base que havia conquistado o vice mundial. Não percebeu o evidente declínio físico de Elano e liberou Ibson para o Flamengo, ignorou a falta que Maikon Leite, reserva à altura de Neymar, faria e não conseguiu notar até aqui como o trabalho de Muricy é absolutamente mediano e previsível. Em confronto com dois técnicos de ponta - Tite e Guardiola - perdeu sem conseguir jogar melhor que o adversário.

Com todos esses erros, será Neymar que levará a culpa pelos erros na montagem do elenco e de um time que em dois confrontos entrou treinado para se defender e deixar que o ataque se virasse. Pior para o Santos, que precisa resolver esses erros para salvar sua temporada (é enorme a chance de terminar o centenário melancolicamente fora da Libertadores de 2013). Pior também para o futebol brasileiro, que precisa aprender a parar de exaltar técnicos quase folclóricos como Muricy e passar a discutir menos o resultado e mais o jogo.

0 comentários: