Quem fará a final da Taça Guanabara?

Publicado  segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Flamengo X Vasco e Botafogo X Fluminense são os dois jogos da semifinal da Taça Guanaba de 2012. A expectativa e zoações dos torcedores vai dar o tom entre as notícias sobre o Carnaval, mas o blogueiro resolveu palpitar sobre quais os times devem fazer a final do primeiro turno. Vale lembrar que a avaliação é sempre feita em cima de futebol e não de folclores ou do gosto deste palpiteiro.

No confronto entre o rubro-negro e a cruz de malta, o time de Ricardo Gomes/Cristóvão é o favorito para o clássico. O Vasco fez um 2011 mais sólido e começa o ano mais pacificado mesmo com os atrasos de salários, saída de seu diretor-executivo e falta de reforços. Afinal, do outro lado o Flamengo recomeça do zero o ano, fragmentado politicamente, sob pressão e, é claro, ninguém sabe o efeito que o carnaval terá sobre o elenco. Vale lembrar de 2010 quando o Flamengo campeão brasileiro e reforçado por Vágner Love perdeu a chance de disputar uma final contra um fraco Botafogo, treinado pelo mesmo Joel. Mesmo com um histórico absoluto sobre o rival, é difícil ver o time de Joel Santana superando tantos problemas ainda que não seja impossível.

Já o outro confronto deve consagrar a seriedade alvinegra do competente presidente Maurício Assunção (o melhor de times cariocas) e do ótimo Oswaldo de Oliveira. O Botafogo cresce de produção e entre os dois é o time mais preparado nesse início de temporada, contrariando a minha expectativa com o Fluminense. Abel ainda não conseguiu encaixar um esquema sólido e uma defesa segura enquanto o elenco equilibrado e sem estrelas da Estrela Solitária vai jogando acima do que eu esperava. A grande chance do time das Laranjeiras é usar seu elenco estelar para decidir um jogo que começa em desvantagem tática.

Apesar de todos os prognósticos, é sempre bom enfatizar da máxima de que clássico é clássico. A dupla Fla-Flu já demonstrou poder de decisão acima dos rivais antes e nada impede que superem os semifinalistas alvinegros. Promessa de jogaços.

0 comentários: