Prós e contras de Luxemburgo no Grêmio

Publicado  terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O blog pede desculpas por não conseguir ficar sem falar de Vanderlei Luxemburgo neste mês, como havia prometido. Com a confirmação do técnico no Grêmio, temos mais uma chance do misto de manager e professor reerguer sua carreira e desmentir os boatos exagerados sobre decadência.

A vontade de trabalhar e recuperar seu nome pode ajudar o técnico, assim como em certos momentos da sua passagem pelo Flamengo. Da mesma forma, Luxemburgo pode melhorar o nível das discussões de futebol, dentro da péssima gestão Odone. Sem dúvida, ele já é a pessoa mais entendida de esporte no Olímpico.

Por outro lado, Vanderlei precisará recuperar a superioridade tática que marcava seus times nos anos 90 e melhorar o aspecto defensivo em um time cuja torcida está mais acostumada a grandes zagas do que ataques mais positivos. Aliás, os torcedores do Grêmio são o principal fator contra o técnico. Vanderlei passou a década de 90 em duelos memoráveis contra Felipão e o Imortal onde se tornou freguês do tricolor gaúcho. Seria irônico - e bom para o futebol - que a camisa gremista ajudasse a vencer um título mais relevante do que estaduais.

Independente do sucesso ou não do técnico, é indispensável que a imprensa também evolua em sua avaliação. A gestão Odone tem conseguido resultados pífios e decepcionantes. Ficar entre os quatro primeiros será o ponto forte dessa época e deve ser visto de forma mais positiva. Se Luxemburgo repetir o feito.


3 comentários: