O Gringo

Publicado  sexta-feira, 6 de maio de 2011


Quando o Vitória contratou um meia sérvio do Real Madrid foi nota em vários jornais cariocas. Lembro bem da página do Jornal dos Sports que tinha aquele gringo meio bonachão com a camisa do clube espanhol e me pegava pensando "esse cara joga mesmo?"

Pet jogava. Muito.

E não demorou para cruzar o caminho do Flamengo. É bom lembrar: o massacrante 3X0 rubro-negro fez o Real usar um time de reservas contra o Vitória naquele torneio amistoso de 97. Dejan Petkovic se destacou no jogo, chamou atenção dos dirigentes baianos que perderiam Bebeto e o resto é detalhe culminando com suas inesquecíveis passagens pelo clube.

É bom lembrar dessas coisas e pensar que, de repente, aquele camisa dez já tinha um destino a cumprir.

"Esse gringo me lembra o Zico", era o comentário de algum dirigente obscuro de alguma matéria esquecida que li. Detalhes que se perderam para só lembrarmos do futebol de Pet. O sérvio que ensinou ao Brasil que o futebol faz a gente se sentir deliciosamente mais ignorante de sua realidade universal. A bolinha repete isso todas vezes em que temos essas boas surpresas.

O Gringo pode ser o título do documentário que retrata a vida do atleta. Mas é também um equívoco. No país do futebol, Pet sempre será lembrado como O Camisa Dez. Zicoassinou embaixo. Que falta que ele faz.

0 comentários: