França X Uruguai: o melhor jogo da Copa!

Publicado  sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dois sonhos que não se realizaram. Hoje são dois pesadelos comuns para todo Brasileiro que ama futebol: Uruguai e França. Sociólogos já escreveram diversas teses considerando a derrota de 1950 como o início do complexo de vira-latas. O momento em que o Brasileiro parou de acreditar no país.

Uma bobagem, sem dúvida. O Brasileiro já teve muitas chances para desconfiar do Brasil.

a França eliminou a geração de 82 em sua última oportunidade de conquistar uma Copa do Mundo, em 1986. Doze anos depois, Zidane e les bleux adiariam o sonho do penta mundial em quatro anos e massacrariam o escrete canarinho. Ainda não era o bastante. Quando parecia que teríamos uma revanche em 2006 - justamente contra uma seleção envelhecida, que perdera a chance de vencer a Copa anterior - o maestro francês impôs sua categoria enquanto nosso lateral-esquerdo ajeitava seu meião.

E quis o destino que essas duas seleções fizessem o primeiro confronto entre campeãs do mundo da Copa. Um jogo feio onde os dois times pareciam ter jurado um pacto: o de não jogar futebol. Não se sabe se por sangue ou palavra, mas ninguém parecia disposto a quebrar o tal juramento.

Só parecia. Na verdade, os atletas até tentaram e chegaram perto de algo que lembra vagamente o esporte bretão, embora com algumas particularidades como a falta de jogadas pelos lados e querer fazer gols sem chutes. Talvez fosse esse o esporte semelhante ao futebol que os maias jogavam com cabeças. A Jabulani pareceu menos macia para os jogadores.

No fim das contas, o empate em zero a zero não foi bom para ninguém. Sem uma atuação convincente ou um bom resultado, os dois times vão enfrentar uma semana tensa para melhorar. Sem dúvida, o melhor jogo da Copa do Mundo. Para os brasileiros. Viva.

2 comentários: